Protótipos Estruturais com Base em Sólidos Geométricos

Sabemos que por detrás de uma obra de arte, da sua camada exterior, existem outras que correspondem a buscas, acertos, ações e indecisões na procura da forma certa para expressar uma ideia.

A última expressão é fruto de encontros e desencontros entre ideia e matéria, mas também do artista em si, das suas memórias biológica, afetiva, cultural e técnica.

Em conclusão, a obra é matéria, espirito, forma e conteúdo.

E, no desenvolvimento do processo criativo, é importante o conhecimento das coisas, do mundo, da sua abordagem expressiva, enquadrados pelo universo consciente e inconsciente do artista, motor de todo o processo expressivo.

Esta foi a base que serviu de introdução à disciplina de Oficina de Artes no presente ano letivo, onde os alunos num curto espaço de tempo, executaram na 1ª Unidade de Trabalho, protótipos de novas estruturas derivadas dos sólidos geométricos base.

Para a sua concretização recorreram ao uso de materiais de uso comum, como palhinhas, paus de espetadas ou de gelado, jornal, fios de cobre, pulseiras, linhas, lã, colas entre outras matérias.

Ana Martinho